Parasitas são seres muito curiosos para mim. Eles podem quebrar com o seu metabolismo, alterar seus hábitos, fazer você se matar...
E é exatamente sobre este último caso que o vídeo lá em baixo se trata. Existe um filo bem legal de parasitas chamado nematomorfos e pela figura abaixo, dá pra perceber que eles são bem resistentes:
Como está em inglês eu traduzirei: Primeiro os adultos liberam os ovos na água (após uma enorme orgia). A fase larval é a única em que os nematomorfos são parasitas, de insetos aquáticos especificamente quando os ovos são ingeridos pelos mesmo. Quando esses insetos aquáticos morrem e são comidos por outros insetos terrestres, vamos dizer um grilo, foi aí esse verme tirou a sorte grande.
Isso leva o parasita a seu próximo estado de vida.
É agora que as coisas ficam legais:
O grilo agora poderia ir para casa, dar um beijo na testa das crianças e dar seu último beijo à sua mulher, mas o parasita precisa voltar para a água de algum jeito para completar seu círculo reprodutivo...
O que ele faz? Como o grilo é um inseto que não gosta de ficar perto da água ele faz o infortunado se suicidar, jogando a si mesmo na água. Veja o vídeo abaixo.
Filmado por Frederic Thomas
Como você pode provavelmente perceber, demora um bom tempo para o nematomorfo sair de seu hospedeiro moribundo e uma minhoca comprida se debatendo na superfície da água parece um ótimo lanche para muitos peixes e anfíbios. Para muitas espécies, ser predado leva a morte mas não para esse cara. Porque os parasitas são incrivelmente fodas, para esses vermes ser comido apenas significa um curto atalho até a Vila da Orgia.
O-O tadinho do grilooooooo ....
ResponderExcluir